sábado, 22 de janeiro de 2011

Crônica de uma tragédia anunciada -O Globo - Renato Pacca 13.01.2011

Crônica de uma tragédia anunciada

Sim, choveu demais. Mas a natureza não é culpada pela tragédia ocorrida em diversas cidades serranas do Rio de Janeiro, principalmente Teresópolis e Nova Friburgo.
Teresópolis é uma linda cidade, que frequento desde que nasci. Entretanto, trata-se da cidade mais favelizada do estado. A ocupação urbana desordenada em vales e encostas é visível para quem a visita. E o problema não ocorre apenas em favelas e bairros pobres: é possível verificar condomínios de luxo erguidos no fundo de vales, com montanhas rochosas ao redor, em regiões onde nenhum empreendimento deveria ser autorizado pelo poder público.
O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, declarou ao Globo que a tragédia é o resultado “da combinação de uma catástrofe natural com a irresponsabilidade histórica de vários prefeitos.” Segundo ele, “alguns inclusive estimularam a ocupação nas encostas. Eu, como ministro (do Meio Ambiente), dobrei a área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos”.
Abstraindo o dispensável auto-elogio, que deveria ser guardado para uma ocasião mais propícia, Minc está apenas parcialmente certo ao identificar a irresponsabilidade histórica de prefeitos que toleraram e até mesmo incentivaram a ocupação irregular das encostas e aprovaram projetos imobiliários em lugares que deveriam ser preservados. Ele parece se esquecer da enorme responsabilidade histórica dos governos estadual e federal, que ano após ano dedicam-se a assistir passivamente as tragédias, liberando recursos de emergência após a comoção pública, sem atacar as verdadeiras causas.
Não existem políticas de remoção. Não existem políticas de prevenção. Até o final do verão certamente assistiremos outras tragédias. 
Em 2012, e nos anos seguintes, provavelmente a história se repetirá, com a morte de ricos e pobres, crianças e idosos, homens e mulheres, entregues à incompetência do poder público.

Comentários : 
ESTAMOS ENTREGUES À NEGLIGENCIA DE UNS, À GANÂNCIA DE OUTROS, À CONIVENCIA DE MUITOS, E À OMISSÃO DE TODOS AQUELES QUE SÓ PENSAM EM SEU PROPRIOS INTERESSES E SE ESQUECEM QUE TODOS ESTAMOS NO MESMO "BARCO" - literalmente : país 
APOIEM NOSSA CAMPANHA CONTRA a aprovação do NOVO CODIGO FLORESTAL e contra a aprovação da NOVA LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - PL 20/2007 - PL 3057 que estão tramitando no Congresso e que irão LEGALIZAR AS ILEGALIDADES PRATICADAS CONTRA O MEIO AMBIENTE, O POVO , E A NAÇÂO , pelas especuladores imobiliários e outros ...
VEJAM A QUE PONTO CHEGOU A VIOLAÇÂO DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS HUMANOS , DIREITOS PUBLICOS E DIREITOS PRIVADOS - leiam  e assinem , se desejarem :  




Nenhum comentário: